A acupuntura é definida como a estimulação de pontos especiais do corpo, resultando no feito fisiológico desejado, através da sensação do Deqi (captura de energia vital, Qi). Uma terapia milenar e de origem chinesa que vem sendo usada em humanos e animais para ajudar no tratamento de diversas patologias. A técnica consiste na aplicação de finas agulhas para estimulação dos acupuntos. De acordo com a teoria médica tradicional chinesa, cada acupunto comunica-se com um órgão e reflete as condições deste. A partir do ponto de acupuntura estimulado, os impulsos nervosos penetram na medula espinhal e seguem trajetos semelhantes ao da dor, levando o estimulo ao órgão desejado. Ela faz muito mais do que aliviar dores. A forma como age depende de qual condição esta sendo tratada e quais pontos utilizados. A acupuntura aumenta a circulação, promove a liberação de muitos neurotransmissores e neuro-hormônios , alivia espasmos musculares, estimula os nervos, estimula sistema de defesa do corpo, além de proporcionar vários outros efeitos benéficos. É Interessante notar que, de acordo com a fisiologia chinesa, a doença é um desequilíbrio da energia do corpo. A acupuntura busca equilibrar o corpo e corrigir o fluxo de energia e, assim, curar o animal. As seguintes condições podem responder à acupuntura:
- Distúrbios musculoesquelético;
- Distúrbios dermatológicos,
- Distúrbios neurológicos,
- Distúrbio respiratórios,
- Distúrbios gastrointestinais,
- Distúrbios geniturinário.
É um tratamento doloroso? Como meu animal vai responder?
A acupuntura é realizadas por finas agulhas. Em algumas áreas mais sensíveis pode haver um breve momento de sensibilidade assim que agulha penetra na pele. Depois que as agulhas estão inseridas, maioria dos cães relaxa, e frequentemente adormecem durante a sessão
É um método seguro?
É umas das terapias mais seguras, quando aplicada por um terapeuta competente. Os efeitos colaterais são raros. Ela deve ser feita única e exclusivamente por um Médico Veterinário e especialista em acupuntura.
Qual a freqüência das sessões e quanto tempo dura um tratamento?
Nos casos crônicos, os pacientes normalmente são tratados com 1 sessão por semana, apenas nos casos agudos os pacientes podem ser tratados com mais de 1 sessão por semana. O tempo de duração do tratamento vai depender de vários fatores: da gravidade da patologia, da idade do paciente, do tempo que o mesmo está acometido pela patologia.
Fonte: